Observação de aves


A  observação de aves é o passeio de ecoturismo que tem como objetivo observar as aves em seu habitat natural, sem interferir no seu comportamento ou no seu ambiente. Tal roteiro constitui uma forma legítima de exploração ecoturística das áreas naturais, visto ser uma prática de baixo impacto.

O público que procura este tipo de atividade é um público específico que possui alto grau de consciência ambiental, estando atento e adotando seriamente as práticas de mínimo impacto em ambientes naturais. Lugares que possuem vocação natural para a exploração dessa atividade são áreas naturais em bom estado de conservação, com boa infraestrutura receptiva e que já possuam catalogadas as espécies de aves que ocorrem na área.

Em geral, os roteiro de observação de aves são desenvolvidos primordialmente em trilhas e horários distintos dos utilizados no programa turístico normal, e são acompanhados por um guia especializado.

A observação de aves é uma atividade antiga em diversos países, no Brasil vem se popularizando com a era digital das câmeras fotográficas, estima-se que no Brasil existam cerca de 50.000 mil praticantes, mas em países como os Estados Unidos os números chegam a marca dos 70 milhões.

De olho nesses números, o Turismo brasileiro de Observação de aves, vem crescendo a cada dia, no Brasil existe cerca de 1901 aves catalogadas, segundo o CBRO - Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos, tornando o 2º País no ranking mundial de espécies.

Outro fator importante é a Diversidade de espécies, muitas delas endêmicas, ou seja, só encontradas no Brasil, nos mais diferentes Biomas (Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga, Pampa, Pantanal e Manguezal), além de um Bioma marinho.

Lista de Espécies
Em Tapiraí, já foram identificadas mais de 300 espécies de aves, muitas delas na Trilha dos Tucanos, incluindo espécies em extinção.

Lista de Espécies

Comedouros
Uma das atrações da Trilha dos Tucanos é a grande quantidade de comedouros e bebedouros espalhados pelas proximidades, que atraí grande quantidade de espécies.

Comedouros