Fauna e Flora


A pesar de restar apenas 12,5% de cobertura florestal, a Mata Atlântica continua sendo extremamente rica em biodiversidade e espécies endêmicas, muitas delas ameaçadas de extinção. Em termos de flora, pesquisadores catalogaram mais de 23.000 plantas, 40% delas endêmicas da Mata Atlântica.

O bioma é especialmente rico em espécies arbóreas endêmicas, como as bromélias e orquídeas. Em um estudo realizado em um único hectare no estado da Bahia, foram encontradas 450 espécies de árvores, por exemplo.

Quanto à fauna, cientistas registraram na Mata Atlântica, 264 espécies de mamíferos, cerca de 1.000 espécies de aves, 465 de anfíbios, mais de 300 espécies de répteis e 350 de peixes de água doce. Ao todo, 31% destas espécies não são encontradas em nenhum outro lugar do planeta. Alguns grupos de animais têm maior taxa de endemismo do que outros: por exemplo, 61% (282 espécies) de anfíbios da Mata Atlântica são encontrados somente ali.

Novas espécies continuam a ser encontradas na Mata Atlântica, em pleno século XXI e entre 1990 e 2006, mais de 1.000 plantas floridas foram descobertas, além de novas espécies de primatas. Em 1990, pesquisadores descobriram um novo mico-leão (Leontopithecus caissara). Em 2006, pesquisadores redescobriram o macaco-prego-galego (Cebus flavius), esquecido desde o século XIX.

60% espécies ameaçadas no Brasil, estão na Mata Atlântica. Conhecer para preservar!

Aves
Diversas espécies de aves

Aves

Árvores e Plantas
Variedades de árvores e plantas

Árvores e Plantas

Mamíferos
Diversas espécies de mamiferos

Mamíferos

Insetos
Grande variedade de insetos

Insetos

Anfíbios
Centenas de anfíbios endêmicos

Anfíbios

Répteis
Grande quantidade de répteis

Répteis